Paróquia

Nós participamos  da paróquia  São  Francisco  de  Assis  de  Presidente  Prudente-SP  e  o  nosso  Pároco  é  o Pe. Luiz Ignácio.
Padre:
Pe. Luiz Ignácio
Cidade:Presidente Prudente /  Estado: SP
Endereço:Av. Juscelino Kubitschek, 2042
Bairro: /  CEP: 19065-300
Fone:(18)3906-1554
Site:www.saofranciscodeassis.org.br
Fundação:15/08/1988





História da Paróquia

A família cristã que recebeu de Deus a missão de anunciar a palavra, que não teme desafios, no inicio da década de 80, desbravou a região oeste de prudente, e sentiu a necessidade de criar um templo para suas orações e para juntos celebrarem a santa eucaristia. Assim foi erguida as paredes nascendo a pequena capela dedicada a um grande homem: “Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, que nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1181 (ou 1182) - Conhecido como o protetor dos animais foi um jovem rico e adepto dos prazeres da vida. Muito jovem, porém, renunciou à riqueza e passou a pregar a simplicidade e a espiritualidade.”

Nessa época encontros eram feitos nas casas, e depois nesse pequeno templo construído de madeiras usadas crianças foram sendo catequizadas, jovens se unindo para encontros e a oração do santo terço, através do movimento Legionário, casais se reuniam criando os primeiros encontros de casais em cristo, tudo isso guiado pelo pastoreio do Pe. João do Rio (in memoriam), um homem simples que com seu fusca vermelho enfrentava no começo as ruas de terra para levar Jesus Eucarístico aos domingos aquelas famílias , que não temiam a falta da infra-estrutura que ainda não havia chegado a este lado da região de prudente.

Com a criação de novos conjuntos habitacionais, ao redor, as tão famosas ’quermesses” que eram na época a única diversão para as famílias eram realizadas ao lado da capela de madeira com barracas de lona, tudo improvisado, Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. (São Francisco de Assis). mais todas as famílias trabalhavam com alegria vendo a comunidade que crescia.

Assim foram passando-se os anos e junto a nós se juntou mais um missionário o Padre Aurélio para as celebrações do sábado, também mais um jovem Diácono recém ordenado em 24/08/1985 Pe. Lindolpho Antonio da Silva ,que muito contribuiu para a evangelização das famílias em nossa recém formada comunidade, que na época pertencia a Paróquia de São José na Vila Santa Helena ,nosso novo templo de alvenaria foi erguido no ano de 1988, em sistema de mutirão e passou a ser a Matriz com a criação de nossa Paróquia no dia 15 de Agosto de 1988, pelo decreto assinado, pelo então Bispo Dom Agostinho Marocchi, assim recebemos um novo administrador que passou a residir em nossa paróquia o Padre Jerônimo Gasquez que assumiu conduzindo este rebanho durante quinze anos até o ano de 2002.

Com a implantação de campanhas de arrecadação junto às famílias, com o intuito de novas construções e o Dizimo que muitas famílias ainda desconheciam e que se tornaria a prioridade no decorrer da caminhada pastoral desta paróquia, com isso cada tijolo ia sendo erguido,criando as comunidades ao redor: São BENDITO; Nossa Senhora PERPÉTUO SOCORRO (já existiam na época e passaram a fazer parte desta paróquia e no ano de 2007 foi desmembrada,nascendo assim a nossa irmã a Paróquia de Nossa Senhora de Perpetuo Socorro, que alem da comunidade acima, agrupou a Comunidade Nossa Senhora das Graças e Comunidade Santo Expedito e novas salas de catequese e a antiga casa paroquial foi sendo erguida.

Em 12 de outubro de 1999, sobre as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, é inaugurado pelo Bispo Dom Agostinho(hoje Bispo Emérito desta Diocese) o novo templo com capacidade para 1100 fieis, ar condicionado, uma construção futurista para a época. “Em fevereiro 2002 em nossa Paróquia chega o Padre Luiz Ignácio,um jovem de filiação simples e humilde, que assume a direção desta comunidade com muito carinho e determinação, traz no seu exemplo de caminhada a oração e a devoção Mariana, onde foi acolhido pelas famílias com muito carinho e pelo Bispo Dom José em uma belíssima celebração de posse, dando assim continuidade aos trabalhos pastorais junto com a comunidade e criando dentro das necessidades que foram sendo observadas novos movimentos em especial para nossos jovens e os adolescentes.

Atualmente contamos com quatro comunidades:COMUNIDADE SANTA CLARA, COMUNIDADE SÃO GABRIEL, COMUNIDADE SANTA MARIA DOS ANJOS, COMUNIDADE SANTO AGOSTINHO; um centro de Formação e Espiritualidades, uma casa pastoral, um salão amplo de catequese, um salão amplo para formação pastoral;uma casa paroquial, um CENTRO SOCIAL modelo para nossa diocese, onde atendemos as famílias em suas necessidades sociais com dignidade, mantendo os carismas de Francisco pelos menos favorecidos da sociedade. “Ninguém é suficientemente perfeito, que não possa aprender com o outro e, ninguém é totalmente destituído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão.”(São Francisco de Assis).

E acolhendo a quem por nossa comunidade procura, sem discriminação. E com muito orgulho,e alegria se assim podemos dizer mantemos esta comunidade com o compromisso da partilha, através do dizimo e com doações feitas por colaboradores e mantenedores fieis. Assim, é a historia desta paróquia a 22 anos dedicada ao serviço e a doação, pois como família fomos chamados e enviados.O que temer? Nada.A quem temer? Ninguém.

Por quê? Porque aqueles que se unem a Deus obtêm três grandes privilégios: onipotência sem poder; embriaguez, sem vinho e vida sem morte. (Francisco de Assis).

ORAÇÃO – Ó Glorioso São Francisco, Santo da simplicidade, do amor e da alegria. No céu contemplais as perfeições infinitas de Deus. Lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao nosso Pai e Criador que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele. E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados. São Francisco de Assis, rogai por nós. Amém.

Fonte: Roseli/Pascom


Leitores